Haters Gonna Hate: Ódio e Inveja na Internet

A internet é legal, contribuir com a comunidade de TI é bacana… mas cuidado com os Haters.

Haters Gonna Hate: Ódio e Inveja na Internet

Quando decidi contribuir com conteúdo para comunidade de TI, sabia que não seria uma tarefa fácil.

Eu queria escrever artigos técnicos de soluções de programação e desenvolvimento que eu mesmo havia realizado durante meus anos como desenvolvedor e arquiteto de soluções.

Foi então que criei um blog e impulsionei esse conteúdo escrevendo o eBook gratuito Design Patterns Programação no Mundo Real Vol 1, que atualmente está na Edição 2 com código fonte C# em .NET Core e com injeção de dependência usando Simple Injector.

Haters Gonna Hate: Design Patterns Programação no Mundo Real Vol 1

No meu blog escrevo artigos de programação em diversas tecnologias no mundo real, soluções para o dia a dia, com foco maior em C#, minha maior especialidade.

Além disso, escrevo alguns artigos descontraídos como Não Tenho MVP e daí? e 50 Erros Comprovados Cometidos por um Programador.


Escrever dá muito trabalho

Com o passar do tempo, fui adquirindo seguidores em redes sociais, consegui trabalhos extras, treinamentos, fiz muitos amigos e inimigos, os haters.

O que eu não esperava era tamanha audácia desses haters, maioria estrangeiros, que enviam comentários com teor de inveja e ódio ao trabalho que venho fazendo.

Ora… pensei, eu trabalho quase dez horas por dia em uma empresa de consultoria e desenvolvimento de software. Alguns dias dou treinamento de programação em outras empresas. E, no meu tempo livre, preciso conciliar tudo isso com minha família, filho e meus blogs.

Saiba que isso dá muito trabalho, escrever artigos, diagramar, criar imagens de destaque, montar código fonte da solução técnica, formatar o texto, criar palavras-chave para os mecanismos de busca, SEO, revisar, entre outras coisas.

Apesar do sucesso de meus blogs, não faço sozinho, conto com a ajuda de vários colegas que revisam, sugerem, criticam e dão ideias do conteúdo que posto.


Ninguém faz sucesso sozinho

Faço uma menção honrosa a todas essas pessoas que me ajudaram até agora, são elas: Arthur Luis Rodrigues de Souza, Camila Schevenin, Emerson Andrade de Souza, Heymer Britto, Jean Michel Azzoni Cecon, Kleber Silva, Leonardo Ribeiro da Silva, Lucas Juliano, Thiago Locci Bomtempo, Vinicius Damiani e Yan Justino.

Mas isso não é suficiente para agradar a grande massa na internet, e os haters estão entre eles. Haters, são aquelas pessoas que vão te criticar, vão te odiar (ou seu conteúdo) não importa o motivo, simplesmente escrevem palavras de ódio e desprezam qualquer ideia ou opinião.

Você leitor, saiba que é difícil escrever e tentar passar uma mensagem, às vezes não entendemos o que o outro pergunta e às vezes o outro não entende nossa resposta. Isso pode gerar algum tipo de atrito.

Nós contribuidores esperamos que respeitem nossa iniciativa de ajudar a comunidade e outros desenvolvedores. Ninguém sabe tudo, muito menos eu.

Sempre existirá alguém precisando da solução que estamos entregando, então compartilhe nosso conteúdo e se replicá-lo, coloque a referência de sua origem e dê créditos ao autor.

Eu gasto cerca de $300.00 por ano com meus blogs em português e inglês. Sim, você não sabia? Eu escrevo artigos também em inglês. Neles, coloquei alguns banners do Google AdSense para ver o que dava, porém, o retorno é bem pequeno e por diversas vezes pensei em removê-los.


Haters Gonna Hate

Haters atacam também por e-mail, me comparando com outros contribuidores como André Baltieri, Eduardo Pires, Renato Groff (o espírito que anda) entre outros. Dizem que se for para contribuir com a comunidade, deveria retirar todos os banners e focar no conteúdo.

Os haters precisam entender uma coisa: Me chamo Fabio Silva Lima, tenho personalidade, meus artigos têm ideal, objetivo e marca. Não sou igual a essas figuras carimbadas e conhecidas da comunidade.

André e Eduardo por exemplo, são excelentes contribuidores e conhecedores de tecnologia, possuem suas plataformas de cursos. Renato Groff praticamente não dorme, publica diariamente seu conteúdo. Não há comparação.

Quando escrevi um artigo agradecendo as 30 Pessoas que Influenciaram Minha Carreira Profissional, tive que ouvir os haters dizendo, “seu puxa saco”, “artigo infantil” entre outras frases que nem posso mencionar aqui.

Elogiado por muitos, meu eBook de Design Patterns Programação no Mundo Real Vol 1 foi um sonho realizado. Apesar de não é um livro físico de estórias, mas eu que escrevi, diagramei, idealizei e finalmente publiquei com registro ISBN e tudo.


Você me apoia?

Agradeço aos colaboradores que ajudaram nessa empreitada, principalmente os revisores Jean Michel Azzoni Cecon e André Moraes.

Minhas publicações já foram denunciadas e excluídas de alguns grupos bem conhecidos no facebook, e qual foi o motivo? Simplesmente não sei, talvez inveja, já que meu conteúdo é bem similar de alguns colegas mais conhecidos.

A última dos haters foi quando me cadastrei no Apoia-se, um site de contribuições/doações de valores financeiros com objetivo de me ajudar a continuar esse trabalho escrevendo eBooks, artigos técnicos e finalmente montar meu canal no Youtube.

Haters Gonna Hate: Me apoie a continuar esse trabalho

Refleti muito sobre se valeria a pena continuar esse caminho, e entre elogios e haters, estou de volta e não vou parar.

Hater Gonna Hate!

Obrigado e até a próxima.

Sobre o Autor:
Trabalha como arquiteto de soluções e desenvolvedor, tem mais de 18 anos de experiência em desenvolvimento de software em diversas plataformas sendo mais de 16 anos somente para o mercado de seguros.
Revisado por:
Apaixonado por tecnologia, atualmente trabalho com aplicações web e estou aprofundando meu conhecimento em mobile. Meu objetivo é contribuir com a comunidade ajudando os desenvolvedores que estão iniciando.