Review: O Guia Absoluto de Xamarin Summit Brasil 2017

Neste guia absoluto, te conto o que de melhor aconteceu no Xamarin Summit Brasil 2017, o maior evento de Xamarin da América Latina.

Quando escrevi Xamarin Summit Brasil 2017 Preview: Guia Completo havia comentado que Xamarin Forms era o carro chefe do Xamarin, e voilá! Sim, Xamarin Forms foi confirmado não apenas sendo o carro chefe mas também a maior aposta e investimento da Microsoft em Xamarin.

Mais uma vez insisto em dizer que este artigo, como todos os outros relacionados a eventos, é uma visão pessoal e profissional sem puxar sardinha para nenhum lado. Mas saiba que, Angelo Belchior e William S. Rodriguez foram uma das 30 Pessoas que Influenciaram na minha Carreira Profissional.

 
Review: O Guia Absoluto de Xamarin Summit Brasil 2017
 

A edição 2017 de Xamarin Summit Brasil, que ocorreu nos dias 26 e 27 de maio na FIAP Aclimação, São Paulo capital, foi bem melhor que 2016, e falo isso com total segurança já que participei também da edição anterior. Quando falo melhor, é em todos os sentidos desde o credenciamento, palestras, coffee break até a qualidade dos brindes. E por falar em brindes, finalmente ganhei alguma coisa! Rsss, a camiseta GO NATIVE GO CROSS.

 
Review: O Guia Absoluto de Xamarin Summit Brasil 2017
 

Não tenho o número oficial mas acredito que o evento tenha passado de 400 participantes nesta edição, porém uma coisa me chamou atenção. Deste montante, cerca de 2% estavam no ano passado, ou seja, cadê o resto do povo?

 
Review: O Guia Absoluto de Xamarin Summit Brasil 2017
 

Lembro que no ano passado a maioria dos palestrantes, na seção de Ask to Experts, respondiam às perguntas dos participantes na defensiva, ou seja, ao responder sempre ficavam em “cima do muro”, na maioria das vezes não eram totalmente objetivos.

Isso, entre os participantes da edição de 2016, gerava um burburinho e comentários de que a tecnologia Xamarin ainda não estava totalmente “pronta” para deslanchar e o que os palestrantes não convenceram a maioria do contrário. Por isso os participantes do ano passado não vieram esse ano? Fiquem de olho organizadores…

 
Review: O Guia Absoluto de Xamarin Summit Brasil 2017
 

Xamarin Summit Brasil 2017 foi diferente, melhor, grande e foi sem dúvida o evento mais legal que participei sobre Xamarin. Mas cadê o André Baltieri? OK ok…, o Baltieri “não é” do mundo mobile em Xamarin, mas sua plataforma de cursos foi uma dos patrocinadoros do evento, talvez sua presença lá, mesmo que como participante seria interessante para networking e agregaria mais valor ainda ao evento.

 
Review: O Guia Absoluto de Xamarin Summit Brasil 2017
 

Parabenizo a todos os organizadores e palestrantes, principalmente ao Alexandre Chohfi que teve uma mudança radical respondendo todas as perguntas na lata e com toda segurança, muito diferente da edição de 2016. Parabéns Chohfi!

Particularmente, também senti a falta de William S. Rodriguez, principal organizador do evento. Não que os outros não deram conta, mas sua figura carismática e profissional, gera segurança e confiança aos participantes.

Duas figuras importantes do mundo de TI, principalmente mobile, garantiram presença no evento e fizeram as palestras keynote de abertura, um em cada dia, são eles: Neto Marin, Google Advocate e Alexandre Tarifa, CEO TechFit apps.
 

Keynote #1

 
Review: O Guia Absoluto de Xamarin Summit Brasil 2017
 

Neto Marin teve a responsabilidade de abrir o evento (sexta, 26) e focou sua palestra na diversidade de dispositivos mobile que existiram ao longo do tempo, enfatizando a necessidade de um aplicativo ser gentil ao usuário, principalmente no feedback de mensagens técnicas e de tratamento de erros.

Não fazer um tratamento de erros é um dos 50 Erros Comprovados Cometidos por Um Programador, não concorda?

 
Review: O Guia Absoluto de Xamarin Summit Brasil 2017
 

Ainda relacionou e sugeriu alguns livros gratuitos sobre aplicativos mobile para entendermos melhor o usuário, que está do outro lado do aplicativo. Clique nos links abaixo para fazer o download:
The Secrets to App Success on Google Play
The Building for Billions Playbook
 

Review: O Guia Absoluto de Xamarin Summit Brasil 2017Neto Marin é Android Developer Advocate da equipe de Developer Relations do Google, baseado em São Paulo, com experiência em Android desde as primeiras versões do SDK, além de grande experiência em dispositivos móveis com passagens em diversas empresas da área. Criador de treinamentos e vídeos sobre desenvolvimento Android, seu principal objetivo é ajudar os desenvolvedores a criar aplicativos de alta qualidade nas plataformas Android.
 

Keynote #2

Alexandre Tarifa abriu o evento no segundo dia (sábado, 27) contando sua história no mundo mobile e iniciou sua palestra com uma frase que deixou qualquer participante com a pulga atrás da orelha: “Ninguém vai baixar seu aplicativo”.

Além de sugerir ferramentas que ajudam no desenvolvimento mobile como Google Firebase, Fabric e One Signal, demonstrou também a evolução de um de seus aplicativos mobile de saúde e bem estar chamado Progress, atualmente TOP na Google Play.

 
Review: O Guia Absoluto de Xamarin Summit Brasil 2017
 

Mas nem sempre foi assim, ele explicou como o aplicativo fracassou na questão de downloads no início da publicação na loja Google Play.

Interessante ressaltar que os desenvolvedores fizeram de tudo para que o aplicativo fosse um sucesso, desde investimento em tecnologia, performance e usabilidade. Foi quando Alexandre Tarifa começou a brincar com ASO – App Store Optimization, que é praticamente um SEO – Search Engine Optimization para mobile.

Ele começou a mexer na descrição e opções de ASO no Google Play e principalmente fez uma coisa quase impensável, mudou o nome do aplicativo de Progress para Desafio 21 dias Fitness, e então explodiu em downloads 🙂

Review: O Guia Absoluto de Xamarin Summit Brasil 2017Alexandre Tarifa é formado em Bacharel em Ciência da Computação pela Universidade Metodista de São Paulo e pós-graduado em Ciência da Computação pela Universidade Federal de São Carlos. É CEO TechFit Apps e MVP, autor de 3 livros, palestrantes de eventos grandiosos como TechEd, TDC e Campus Party.
 
 
 

Palestra #1

Xamarin Abordagem Tradicional vs Xamarin Forms, quando escolher?

 
Review: O Guia Absoluto de Xamarin Summit Brasil 2017
 

Xamarin Summit Brasil 2017 Preview: Guia CompletoValerio Ferreira, Microsoft MVP, demonstrou as diferenças entre usar a abordagem Xamarin tradicional programando diretamente no Xamarin Android/iOS ou partir já para o Xamarin Forms.

Valério explicou o que é Xamarin Forms, como funciona e enfatizou que o Forms é para tela, ponto. Uma coisa interessante da palestra foi dizer que a opção entre uma abordagem e outra não pode ser decidida pela falta de conhecimento, ou seja, é legal um conhecimento melhor das plataformas para tomar a decisão, porém, ele sugeriu partir direto para o Xamarin Forms.

E falando em tela/visual do aplicativo, ele sugeriu o blog de Kym Phillpotts, que trabalha quase exclusivamente criando soluções de layout para Xamarin Forms. Dá uma conferida e veja se não é de babar!

Saiba mais sobre Valerio: linkedin | facebook
  

Palestra #2

MVVM com Prism

Xamarin Summit Brasil 2017 Preview: Guia CompletoA segunda palestra na edição 2017 ficou com Angelo Belchior, Microsoft MVP e expert em mobile e Xamarin.

Prism é um framework completo para Xamarin Forms (WPF e outros) que possibilita o desenvolvedor em criar telas em XAML com design patterns de MVVM e Dependency Injection (também usa Ninject!), além de outros recursos que facilitam o desenvolvimento como o Deep Linking, forma de navegar entre telas usando conceito de URL e querystring para passar os parâmetros.

Para usar o Prism no Visual Studio basta instalar o Prism Package Manager, mas é possível também instalar as bibliotecas diretamente do Nuget, a diferença é que com o pacote de templates dá para criar um projeto Xamarin Forms inteiro baseado no Prism já com tudo configurado.

Angelo Belchior está preparando para o próximo semestre uma Maratona Prism!

Saiba mais sobre Angelo: linkedin | github | medium | twitter
 

Palestra #3

Modo offline e erros de sincronização: Um estudo de caso

 
Review: O Guia Absoluto de Xamarin Summit Brasil 2017
 

Xamarin Summit Brasil 2017 Preview: Guia CompletoWilliam Barbosa, Microsoft MVP, ficou com tema muito complexo, mas não estou surpreso, William deu conta do recado e fez uma das apresentações mais interessantes do evento.

Focada em aplicativos offline e como esses comunicam com mundo externo quando conectados a internet, William mostrou diversos conceitos de como resolver essa questão de sincronismo usando algumas tecnologias como Observables e métodos reativos com banco de dados Realm.

Sugeriu o conceito de “Offline First”, algo muito parecido com o “Mobile First” de aplicações web. William Barbosa desenvolve o aplicativo da Toggl, basicamente um gerenciador de equipes e projetos. Por fim, sugeriu um site interessante, o Up For Grabs, que é um centralizador de projetos open source que aceitam contribuidores que vontade de ajudar no desenvolvimento.

William criou um aplicativo mobile exclusivo para o Xamarin Summit Brasil 2017 para sortear os brindes do segundo dia. Neste aplicativo ele também usou o Fody Descomplicando MVVM INotifyPropertyChanged no Xamarin Forms.

Saiba mais sobre William: blog | github | stackoverflow
 

Palestra #4

IoC da forma certa!

 
Review: O Guia Absoluto de Xamarin Summit Brasil 2017
 

Review: O Guia Absoluto de Xamarin Summit Brasil 2017Alexandre Chohfi, Microsoft, explicou e mostrou bastante código fonte de como e porquê devemos usar dependência de injeção e inversão de controles em nossas aplicações.

A palestra inteira focou na resolução do problema em se explicitar o uso de uma classe no código usando o operador “new”. Dessa forma deu uma passada geral nos Design Patterns de SOLID e DRY e os prós e contras de usar Service Locator com DependencyService do Xamarin.

Saiba mais sobre Alexandre: linkedin | twitter
 

Palestra #5

Styles reaproveitáveis no Xamarin.Forms

 
Review: O Guia Absoluto de Xamarin Summit Brasil 2017
 

Review: O Guia Absoluto de Xamarin Summit Brasil 2017A palestra de estilização, resources estáticos e temas no Xamarin ficou de responsabilidade de Letticia Nicoli, MTAC, Developer @Lambda3.

Letticia demonstrou diversas maneiras para reduzir a quantidade de propriedades duplicadas nos controles como cor de botão, cores de fundo e tamanhos de fontes.
 

Saiba mais sobre Letticia: linkedin | github | twitter | github
 

Palestra #6

Xamarin Forms & Performance

Review: O Guia Absoluto de Xamarin Summit Brasil 2017Ione Souza Junior, Mobile Developer @Unimestre, deu um show de palestra falando técnicas para resolver alguns problemas de performance de alguns componentes como TabbedPage e MasterDetailPage mostrando bastante código fonte.

Alguns pontos me chamaram a atenção, questão do uso do Xaml Compilation e a opção Linker para respectivamente aumentar a performance e diminuir o tamanho do pacote de release.

Aplicações em Xamarin.Android usa uma opção chamada Linker para reduzir o tamanho do pacote em release. O Linker procura por todos os assemblies que não estão sendo usados na aplicação e os retira, reduzindo assim o tamanho do pacote.

As telas XAML pode ser compiladas antecipadamente melhorando e muito o tempo de instanciamento de alguns componentes dentro do XAML, ajudando a reduzir o tamanho final do assembly.

Exemplo de código para Xaml Compilation:

using Xamarin.Forms.Xaml;
[assembly: XamlCompilation (XamlCompilationOptions.Compile)]

Saiba mais sobre Ione: linkedin | blog | github | twitter | github
 

Palestra #7

Xamarin Tests/TestCloud

 
Review: O Guia Absoluto de Xamarin Summit Brasil 2017
 

Review: O Guia Absoluto de Xamarin Summit Brasil 2017Alexandre Chohfi, Microsoft, repetiu sua palestra do ano passado sobre a plataforma paga da Xamarin chamada Xamarin Test Cloud que objetiva testar os aplicativos mobile em dispositivo físicos. Pera aí… físicos? Quer dizer que tem um chinesinho lá que fica testando nos celulares? Não! É tudo automatizado, mas que são dispositivos físicos, realmente são.

Mas o mais interessante da palestra foi o Xamarin Test Recorder, uma Extensão do Visual Studio que grava ações realizadas no aplicativo mobile quando está sendo emulado e posteriormente ele gera todas as linhas C# desse teste para serem rodados futuramente novamente no projeto de testes e principalmente no Xamarin Test Cloud.

Saiba mais sobre Alexandre: linkedin | twitter
 

Palestra #8

Animações com Xamarin Forms, como dar vida aos seus aplicativos

 
Review: O Guia Absoluto de Xamarin Summit Brasil 2017
 

Review: O Guia Absoluto de Xamarin Summit Brasil 2017Mais uma vez Mahmoud Ali, Mobile Developer @Lambda3 repetiu sua palestra de 2016 e deu vida a um aplicativo mobile usando efeitos e animações pré-existentes no Xamarin Forms.

Na edição de 2016, essa palestra foi eleita a melhor de todas e nesse ano é claro, Mahmoud não deixou barato e nos apresentou o Xamanimation, uma série de animações com Easing criadas por Javier Suárez Ruiz para serem usadas no codebehind C# e melhor ainda, diretamente no XAML!

Xamarin.Forms também aderiu a funcionalidade de Easing que nos permite controlar como as animações são realizadas no quesito velocidade e transformação do objeto que está sendo animado. Para você ter uma idéia, existe um site especializado em prover funções de easing em javascript e quais podem ser convertidas em C# para uso em Xamarin!

Uma outra ferramenta comentada foi a Lottie, biblioteca que renderiza animações criadas no software After Effects. Basta criar ou fazer download da animação em JSON, que a biblioteca lê diretamente no aplicativo mobile e exibe a animação… fantástico!

Saiba mais sobre Mahmoud: slideshare | blog | linkedin
 

Palestra #9

Xamarin e Acessibilidade

 
Review: O Guia Absoluto de Xamarin Summit Brasil 2017
 

Quando escrevi o Preview de Xamarin Summit Brasil 2017 comentei que essa palestra de acessibilidade tinha uma expectativa muito interessante em saber como um desenvolvedor MVP com deficiência visual faria a apresentação, pois ainda não conhecia o palestrante.

Review: O Guia Absoluto de Xamarin Summit Brasil 2017Parabéns Alexandre Santos Costa, Microsoft MVP, você deu um show de apresentação. Alexandre pediu para todos fecharem os olhos e sentir na pele a falta da visão, colocou então um áudio de uma cena e pediu para que nós contássemos o que havia acontecido. Óbvio que ninguém acertou. Foi quando, ele pediu para que fechássemos os olhos novamente, repetiu o áudio, mas agora com um narrador que ia descrevendo a cena.

Essa foi uma das melhores palestras do evento. De acordo com Alexandre, no Brasil existem cerca de 6 milhões de pessoas que alguma deficiência visual. Outra coisa que não sabia, Libras é a linguagem oficial para surdos/mudos e não o português, então mesmo havendo legendas em português, grande chance de uma pessoa com essa deficiência não entender po….a nenhuma.

Alexandre também demonstrou as ferramentas e formas de deixar um aplicativo mobile acessível e uma de suas frases marcante foi: “A memória de uma pessoa comum é gravada no cérebro em JPG, a minha é gravada em TXT” 🙂
 

Palestra #10

Visual Studio Mobile Center

Xamarin Summit Brasil 2017 Preview: Guia CompletoAngelo Belchior, Microsoft MVP e expert em mobile e Xamarin, demonstrou a nova plataforma da Microsoft chamada de Mobile Center, que integra outras plataformas como Github, Azure e Visual Studio Online em um só lugar.

Mobile Center é uma resposta da Microsoft ao Google Firebase, que pretende unificar e facilitar os processos de build, testes e publicação nas stores.
 

A ideia mesmo é concentrar todos os esforços em apenas um painel de controle, sendo esse integrado nessas outras plataformas já mencionadas, configurando e deixando todo o processo automatizado.
 

#Ask the Experts#

Esse ano como tivemos dois dias de evento, então foram duas rodadas de perguntas aos palestrantes. É uma pena que os keynote não puderam ficar para essa parte do evento, seria muito interessante e agregaria muitíssimo valor. Fica a dica para o próximo ano.

POSITIVO: Os palestrantes responderam as perguntas na lata sem titubear, expondo suas ideias e opiniões. É sempre bom ouvir diferentes opiniões a assuntos tão complexos como licenças de software, custo de serviços e boas práticas de desenvolvimento mobile.

 
Review: O Guia Absoluto de Xamarin Summit Brasil 2017
 

 

NEGATIVO: Um participante ter perguntando sobre o que os palestrantes sabem se o iOS compila em um sistema operacional pirata h+@+c+k+1+n+t+0+s+h. Escrevi dessa forma para essa palavra não ser indexada. Essa pergunta elevou os nervos dos palestrantes onde uns se abstiveram em responder e outros foram enfatizaram: “o problema é seu”.
 

Eu fui no Xamarin Summit Brasil 2017 e você? Deixe seu feedback abaixo!

Como sugestão, vocês poderiam disponibilizar todas as apresentações e código fonte das demos no próprio site do evento. Fica mais fácil pra gente encontrar do que sair caçando por aí.

Obrigado e até 2018!

Sobre o Autor:
Trabalha como arquiteto de soluções e desenvolvedor, tem mais de 16 anos de experiência em desenvolvimento de software em diversas plataformas sendo mais de 14 anos somente para o mercado de seguros.
Revisado por:
Apaixonado por tecnologia e sempre disposto a encarar novos desafios, atualmente trabalho focado em aplicações web e mobile com a plataforma .NET, e me aventurando nas diversas linguagens, desafios e experiências que a área nos proporciona.

Olá! Sou um entusiasta da tecnologia especialmente quando esta é usada para trazer soluções inteligentes a problemas comuns. Desenvolvedor de sistemas a 16 anos e destes os grandes desafios foram no mercado de seguros. Atuando com C#, MVC, SQL e ingressando no mercado de Xamarin.

  • Muito bacana o post concordo com quase tudo. Algumas palestras foram repetidas como você disse e não só do evento do ano passado, mas também de outros eventos. Exemplo as de Animações que como você mesmo disse é um “repeteco” da do ano passado. E as de prism e mobile center também são repetidas do interop mix e do Xamarin Fest. Apesar disso o evento foi muito legal. As melhores palestras na minha opinião foram a de performance e offline first. Uma critica que faço ao evento é em relação as palestras que falam muito do mesmo e não trazem algo diferente e interessante como foi as de performance e offline first como disse anteriormente. Não sei se é pelo fato de ser uma tecnologia nova e a escassez de assunto ainda é grande. Enfim que em 2018 seja melhor que 2017.

    • @disqus_nvvHvXJigW:disqus realmente, é algo para que os organizadores melhorarem para a próxima edição. Essa questão da repetição é o que mais pega mesmo

    • Bruno, ano que vem para ajudar a oxigenar a grade vamos ter um Call 4 Papers com isso esperamos que novos assuntos sejam abordados.

      Abraço.