CAPICONF: O Que Você Perdeu no Evento Capivara Codes 2017

Você gostaria de ter ido ao evento CAPICONF Capivara Codes em Curitiba e não pôde? Não fique tão chateado assim, eu te conto o que rolou. O que você lerá aqui é uma visão e opinião extremamente particular de um participante e não colega de profissão.

“O Capivara Codes é um hub de comunidades de Curitiba, apoiado pelo GDG Curitiba, .NET Curitiba e WTM Curitiba, o grande objetivo desse hub é compartilhar conhecimento, promovendo encontros, eventos, workshops e palestras sobre desenvolvimento de software.”


 

Organizado por William S Rodriguez e Bruno Scrok Brunoro, essa conferência de desenvolvimento de software conta com excelentíssimos palestrantes conhecidos da comunidade entre eles:

Angelo Belchior, Microsoft MVP e especialista mobile;
Cynthia Zanoni, Microsoft Evangelista;
André Baltieri, Microsoft MVP e especialista em aplicações web;
Walmyr Carvalho, Google Developer Expert e especialista em Android.

Confira a lista completa dos palestrantes clicando aqui.

CAPICONF: “NA MINHA MÁQUINA FUNCIONA”.

O evento começou bem antes, no dia anterior em happy hour realizado pela EBANX, patrocinadora master do evento. E por falar em EBANX, que empresa hein, puxa vida! Show de bola! Escritórios todos com janelas de vidro, salas de reunião ao “ar livre”, ambiente descontraído e totalmente moderno. Pelo pouco que vi, amei!

CAPICONF: O Que Você Perdeu no Evento Capivara Codes 2017

Nessa primeira edição de CAPICONF que aconteceu dia 1º de Abril de 2017, já sabíamos que era impossível participar de todas as palestras pois o evento foi dividido em 3 trilhas diferentes, onde cada horário possuia mais de uma palestra e os participantes deveriam optar por uma e outra. Na minha opinião, senti falta da informação no site de como seria a escolha das palestras.

Os temas das palestras eram ótimos e isso me deixou quase frustado pois sabia que nesses horários ganharia 33% e perderia 66% do conteúdo. De qualquer forma confiei na reputação e profissionalismo dos organizadores e decidi arriscar, comprei meu ingresso, passagem para Curitiba e não me arrependi em nenhum minuto.

CAPICONF: “FOI ERRO NO MERGE”.


 

Eu optei pelas seguintes paletras:
 

#1 – Material Design para Desenvolvedores Android
Walmyr Carvalho

CAPICONF: O Que Você Perdeu no Evento Capivara Codes 2017

Walmyr sugeriou e demonstrou uso de diversas ferramentas para trabalhar com Material Design do Google para Android. Material Design é um padrão e guidelines criado para o Google para criação de Design usando princípos de iluminação, animação e física. Para saber mais clique aqui.
 

#2 – Progressive Web Apps e o Futuro da Web e das aplicações Mobile
André Baltieri

CAPICONF: O Que Você Perdeu no Evento Capivara Codes 2017

Andre deu bastante ênfase e opinião em relação as diferenças ente aplicações web e aplicativos mobile, onde cada um se encaixa no mundo real e por quê o conceito de Progressive Web Apps pode crescer e se tornar popular. Saiba mais aqui sobre esse conceito que tem por objetivo melhorar a experiência do usuário.
 

#3 – Apps mobile hibridas com Ionic 2
Loiane Groner

CAPICONF: O Que Você Perdeu no Evento Capivara Codes 2017

Loiane demonstrou algumas funcionalidade do Ionic 2 usando Angular 2 e criou um aplicativo mobile híbrido que listava uma série de usuários e ao clicar em cada um abria os detalhes desse usuário. Os exemplos foram bem práticos e fácil de entender. Ela também listou algumas diferenças estruturais interessantes entre o Angular 2 e Ionic 2. Para conhecer mais sobre aplicativos híbridos com Ionic clique aqui.
 

CAPICONF: “VAI FICAR PRONTO HOJE”.


 

#4 – DevOps para todos os times
Leandro Padro.

CAPICONF: O Que Você Perdeu no Evento Capivara Codes 2017

Leandro demonstrou todo o processo de DevOps, ou seja, todos os processos além do desenvolvimento. Ele usou o Visual Studio Team System criando um projeto Scrum com GIT, até chegar no Build de código fonte e publicação de um release. Leandro Padro foi muito feliz em sua palestra pois quem não conhecia muito sobre DevOps, acabou comprando a ideia.
 

#5 – Meu Amigo Bot
Angelo Belchior

CAPICONF: O Que Você Perdeu no Evento Capivara Codes 2017

Angelo, sempre com muito bom humor, demonstrou as funcionalidades de programação cognitiva usando serviços em nuvem da Microsoft onde criou um Robô que respondia a perguntas do usuário. Angelo Belchior usou o “LUIS” da Microsoft para treinar seu robô de forma a estar apto para responder as perguntas sobre saldo de conta bancária. Essa foi uma das melhores palestras do evento, praticamente tinha gente “saindo pelo ladrão”. Para saber mais sobre o Microsoft LUIS (Language Understanding Intellingent Service) clique aqui.

CAPICONF: “TÁ PRONTO, SÓ FALTA TESTAR”.


 

Menções honrosas as palestras de Marcos Hitanael Barchiki dos Santos, “Xamarin Cocosharp, muito além dos games” que infelizmente lotou e não consegui assistir; e Danilo Gonçalves, “Programação Funcional, a nova geração” que teve ser realizada duas vezes devido a alta procura por parte dos participantes.

 
CAPICONF: O Que Você Perdeu no Evento Capivara Codes 2017
 

Após essas palestras de trilhas, as outras se concentraram no auditorio e todos puderam acompannhar os assuntos sobre Microsoft Hololens, Google Home, Firebase e IoT (Internet of Things). Fazendo um parênteses aqui, quando vi esses temas na Agenda imaginava aquelas palestras patrocinadas de tentativa de “venda” de uma tecnologia, mas não foi isso que aconteceu!

Parabéns ao Lazaro Fernandes (foto abaixo) que mandou muitíssimo bem na sua palalestra “Desenvolvendo apps holográficas com Microsoft Hololens” com demonstrações incríveis com o “óculos” da Microsoft que projeta hologramas no ambiente.

 
CAPICONF: O Que Você Perdeu no Evento Capivara Codes 2017
 

CAPICONF: “NA TEORIA ERA PARA FUNCIONAR”.


 

E finalmente Luis Leão (foto abaixo) com “Como Android Things, Google Home e Firebase vão mudar os conceitos de IoT Internet dos Trem para desenvolvedores” que foi o encerramento mais divertido e original que vi em um evento de tecnologia.

 
CAPICONF: O Que Você Perdeu no Evento Capivara Codes 2017
 

Luis ligou uma máquina que soltava aqueles chocolates confeti a um “aplicativo” que ele desenvolveu usando Google Firebase, e funcionava através de um input de um código de quatro dígitos que era feito através de uma tela simples acessada pelo celular. Ao colocar o código, a máquina soltava os confetis. Show de bola!

É uma pena não poder participar das outras palestras e conhecer mais sobre os palestrantes Leonardo Saraiva, Joselito Júnior, Matheus Costa Vieira, Neto Marin, Marcelo Ricardo Quinta, Ângelo Polotto, Matheus Donizete e Cynthia Zanoni. Fica pra próxima 🙂 

Agradeço a todos por esse evento incrível. CAPICONF Capivara Codes entrará para história e espero que o William e Bruno consigam realizar mais uma edição.

 

Sobre o Autor:
Trabalha como arquiteto de soluções e desenvolvedor, tem mais de 16 anos de experiência em desenvolvimento de software em diversas plataformas sendo mais de 14 anos somente para o mercado de seguros.
  • Obrigado por estar aqui com a gente Fabio, e te esperamos no próximo como palestrante =)

    Forte Abraço.

    • Obrigado @williamsrz:disqus ! Estamos trabalhando para isso, parabéns mais uma vez pela impecável organização. Contribuir com conteúdo escrito é difícil, palestrar mais ainda e organizar então é nível espartano rsss

  • walmyrcarvalho

    Que legal, cara! Muito obrigado pelo feedback do evento, espero que a gente se encontre no ano que vem! 🙂

    Abraço!

    • Obrigado @walmyrcarvalho:disqus! A palestra foi show, evento muito bom e certeza que nos encontraremos novamente, abraço 🙂

  • Só tenho a dizer que perdeu a minha palestra 🙂 mas numa próxima oportunidade conversamos. Realmente o evento superou as expectativas.

    • Olá @matheuscostavieira:disqus ! Realmente perdi 🙁 tive que optar. Com certeza nos encontraremos, grande abraço 🙂