Xamarin Summit Brasil 2017 Preview: Guia Completo

O objetivo é montar uma prévia e compartilhar informações importantes e detalhadas sobre o evento Xamarin Summit Brasil 2017, o maior encontro de desenvolvedores Xamarin da América Latina.

Esse texto é a visão pessoal e profissional de um participante do evento, sem relação nenhuma com os patrocinadores e apoiadores.

Quando fui à primeira edição do Xamarin Summit Brasil realizada no ano passado (2016), estávamos na expectativa sobre novidades e principalmente dúvidas sobre a plataforma Xamarin da Microsoft. Saiba o que rolou na edição anterior clicando aqui.

Na edição de 2017, minha expectativa é maior ainda, principalmente quanto as soluções em nuvem, automações e performance do Xamarin Forms.

Xamarin é uma plataforma e um framework da Microsoft que permite aos desenvolvedores criarem aplicativos mobile para Android, iOS e Windows Phone utilizando linguagem de programação C# onde há grande compartilhamento de código fonte entre essas plataformas mobile e o mais legal, até as telas podem ser compartilhadas.

 

Sobre o Evento Xamarin Summit Brasil 2017

O Xamarin Summit Brasil é o primeiro e o maior evento organizado no Brasil com foco 100% na plataforma Xamarin, voltado a profissionais da área de TI com interesse em desenvolvimento de aplicativos mobile com a tecnologia Xamarin da Microsoft.

O objetivo do Xamarin Summit Brasil é proporcionar aos participantes uma completa imersão na plataforma Xamarin, permitindo o aprendizado técnico qualificado e um ambiente de networking.”

O evento ocorre nos dias 26 e 27 de Maio 2017 na FIAP Aclimação, São Paulo capital.

FIAP Aclimação
Av. Lins de Vasconcelos, 1264 – Aclimação, São Paulo/SP
[email protected]

Xamarin Summit Brasil 2017 Preview: Guia Completo

 

Público Alvo

“O evento é destinado a desenvolvedores de software, estudantes, arquitetos, testers, empreendedores, parceiros e gestores com interesse na plataforma Xamarin.”

Acredito que faltou uma informação importante na chamada acima, na minha opnião um dos públicos alvo são aqueles interessados na criação de aplicativos mobile. É claro…, quem já conhece Xamarin, já sabe do que se trata.

Um dos pontos interessantes desse tipo de evento direcionado a uma determinada tecnologia é a comparação com outras tecnologias do mesmo tipo, por exemplo comparar Xamarin com Ionic seria muito legal para os participantes terem uma ideia das diferenças e cenários de aplicabilidade assim como fez Loiane Groner, expert em Angular e Ionic, no evento Capivara Codes 2017 #CAPICONF.
 

Sobre os Palestrantes

Ao acessar o site do evento Xamarin Summit Brasil 2017 já podemos ver figuras conhecidas na comunidade de desenvolvimento como William S. Rodriguez, Angelo Belchior e Alexandre Chohfi que atualmente contribuem com o treinamento gratuito Maratona Xamarin Brasil da Microsoft que ensina passo a passo como programar na plataforma Xamarin.

Menções honrosas a Angelo Belchior e William S. Rodriguez, duas das 30 Pessoas que Influenciaram Minha Carreira Profissional. Inclusive, William, mais uma vez é o organizador desse evento.

Cadê o Ricardo Dorta? Palestrante no ano passado ele sumiu da ementa da edição de Xamarin Summit deste ano de 2017.

Confira ainda nesse artigo mais detalhes sobre todos os palestrantes e suas palestras em Xamarin Summit Brasil 2017.

 
Xamarin Summit Brasil 2017 Preview: Guia Completo
 

O Conteúdo do Evento

O evento começa com o saudoso Neto Marin, Google Developer Advocate, que fará o keynote de abertura do evento no dia 26/05.

Xamarin Summit Brasil 2017 Preview: Guia CompletoNeto Marin é Android Developer Advocate da equipe de Developer Relations do Google, baseado em São Paulo, com experiência em Android desde as primeiras versões do SDK, além de grande experiência em dispositivos móveis com passagens em diversas empresas da área. Criador de treinamentos e vídeos sobre desenvolvimento Android, seu principal objetivo é ajudar os desenvolvedores a criar aplicativos de alta qualidade nas plataformas Android.

Neto ainda palestrou no evento #CAPICONF 2017 que estive presente e falou um pouco sobre o Android Things, plataforma do Google para “Internet das Coisas”.

Saiba mais sobre Neto: linkedin | github | twitter
 

Palestra #1.1

“Xamarin Abordagem Tradicional vs Xamarin Forms, quando escolher?”

Valerio Ferreira, Microsoft MVP, tem a responsabilidade da primeira palestra e já pega um tema excelente que gera muitas dúvidas na comunidade.

Xamarin Summit Brasil 2017 Preview: Guia Completo“Uma dúvida muito comum, e nessa palestra mostrarei quais critérios se pode utilizar para decidir sobre qual abordagem de desenvolvimento utilizar em seus projetos Xamarin.”

Acredito que o Xamarin Forms seja o carro chefe do Xamarin, mas há quem não concorde com isso, então encorajo a você a ler Xamarin Forms: Um Código que Controla Todos os Outros e tire suas conclusões.

Na edição de 2016 teve uma palestra parecida, onde Angelo Belchior e William S. Rodriguez debateram sobre mitos, prós e contras sobre essas abordagens de uso de Xamarin. Então, esperamos que Valerio Ferreira complemente com algo novo e interessante.

Saiba mais sobre Valerio: linkedin
  


 

Palestra #1.2

“MVVM com Prism”

Angelo Belchior

A segunda palestra na edição 2017 fica a cargo de Angelo Belchior, Microsoft MVP e expert em mobile e Xamarin.

Xamarin Summit Brasil 2017 Preview: Guia Completo“Deixe o Prism trabalhar por você! Simples, prático e rápido. Depois que você usa uma vez, nunca mais começará um projeto sem ele!”

Mais uma palestra sobre Xamarin Forms! Prism é um framework completo para Xamarin Forms (WPF e outros) que possibilita o desenvolvedor em criar telas em XAML com design patterns de MVVM e Dependency Injection (também usa Ninject!), além de outros recursos que facilitam o desenvolvimento como o Deep Linking, forma de navegar entre telas usando conceito de URL e querystring para passar os parâmetros.

XAML é uma linguagem de marcação utilizada para criar telas no Xamarin Forms, Windows Presentation Foundation, Silverlight e outros. Fazendo uma analogia, parece muito com XML.

Acho que seria legal o Angelo, além de demonstrar o Prism, compará-lo com o método tradicional de trabalhar com MVVM no XAML e dependency injection no Xamarin.

MVVM, Model-View-ViewModel, é um design pattern que separa as responsabilidades da interface de usuário. Quando o estado da model muda, a tela muda automaticamente. Ele provém controle total sobre a interface com o usuário

Saiba mais sobre Angelo: linkedin | github | medium | twitter

Como mencionado, Angelo Belchior é um dos contribuidores da Maratona Xamarin Brasil e também foi um dos palestrantes de #CAPICONF, e em sua palestra “Meu Amigo Bot”, criou um “robô” em C# utilizando serviços cognitivos da Microsoft.
 

Palestra #1.3

“Modo offline e erros de sincronização: Um estudo de caso”

William Barbosa

William Barbosa, Microsoft MVP, ficará a cargo da terceira palestra com tema acredito eu meio complicado em explicar em pouco tempo. Como se trata de William Barbosa, as coisas irão fluir normalmente, confira:

Xamarin Summit Brasil 2017 Preview: Guia Completo“Nessa palestra mostrarei como nós do Toggl resolvemos os problemas de sincronização entre os dados offline do usuário e os dados já persistidos na API utilizando Realm, matemática e uma boa dose de otimismo.”

Na edição de 2016, William Barbosa foi o responsável pelo tema de MVVM.

Realm é uma plataforma mobile que pode ser usada junto com o Xamarin para criar aplicativos com funcionalidades offline e em tempo real. Realm possui dois produtos, o banco de dados offline e framework de funcionalidades reativas.

Muitos desenvolvedores usam o SQLite como banco de dados local dentro dos aplicativos construídos em Xamarin e Xamarin Forms. William demonstrará algo em cima do Realm, que dizem (ainda não testei) ser muito melhor que o SQLite. Será que William fará uma comparação entre esses dois banco de dados? Espero que sim.

Saiba mais sobre William: blog | github | stackoverflow

Criei um exemplo de Como Consumir API no Xamarin Forms e você pode baixar o código fonte completo aqui.
 

Palestra #1.4

“IoC da forma certa!”

Alexandre Chohfi

Xamarin Summit Brasil 2017 Preview: Guia Completo“Porquê IoC (Inversion of Control, ou Inversão de Controle) é tão importante num projeto? Já parou para pensar o porque? Ele é importante! Porquê não acessamos o banco de dados diretamente da View? Existe um motivo para tudo isso! Nesta palestra veremos como fazer isso da forma certa, criando suas ViewModels com dependências corretas e bem estruturadas.”

Quando Alexandre Chohfi, Microsoft, apresentou a palestra “Xamarin Tests & TestCloud” na edição de 2016 de Xamarin Summit, eu ainda não o conhecia, mas ficou claro que o cara dominava todos os assuntos de Xamarin.

Na edição de 2017 ficou com um tema sobre ViewModels e Inversion of Control, que aparentemente é mais uma palestra que usará Xamarin Forms.

ViewModel é parte do design pattern MVVM para configurar e carregar as informações (Model) de uma tela (View). Inversion of Control é um design pattern de forma a não explicitar chamadas, ao invés disso, deixar uma outra classe responsável por essa chamada. Dependency Injection é uma forma de IoC.

Acredito que Alexandre Chohfi poderia mostrar um exemplo de IoC no modo tradicional e outro com uso de frameworks que facilitam o desenvolvimento.

Saiba mais sobre Alexandre: linkedin | twitter
 

Palestra #1.5

“Styles reaproveitáveis no Xamarin.Forms”

Letticia Nicoli

Aí gente, Xamarin Forms dominando o Xamarin Summit Brasil 2017! Eu ainda acho que é o carro chefe dessa tecnologia mobile.

Xamarin Summit Brasil 2017 Preview: Guia Completo“Como organizar e melhorar a parte visual do seu aplicativo com styles reaproveitáveis. Menos código repetido e mais controle sobre o aspecto visual!”

Letticia Nicoli, MTAC Developer @Lambda3 abordará um tema muito legal que é reaproveitar estilos entre as telas no Xamarin Forms. Fica uma sugestão Letticia, poderia fazer uma analogia aos estilos CSS de aplicação web, talvez o entendimento fique mais fácil.

Para essa palestra espero que Letticia fale alguma coisa sobre themes, que vai além dos estilos. Agora não sei ela irá abordar, mas que seria legal, seria mesmo…

Saiba mais sobre Letticia: linkedin | github | twitter
 

“Ask the Experts”

Em ambos os dias, ao final das palestras, o grupo de palestrantes abre um horário de perguntas e respostas Ask the Experts, onde qualquer pessoa pode perguntar o que quiser sobre qualquer coisa.

Eu particularmente sempre espero que o palestrante ao responder uma pergunta, seja objetivo, não fique em cima do muro e simplesmente responda a pergunta. Se não souber responder não tem problema, passe a bola para outro.

Um ponto negativo de outros eventos que participei é, na hora das perguntas, não existir um microfone para o participante pode realizar a pergunta. Muitas vezes ninguém escuta, nem participante e nem palestrante e aí fica difícil.

 
Xamarin Summit Brasil 2017 Preview: Guia Completo
 

Palestras de 27 de MAIO de 2017
 

Palestra #2.1

“Xamarin Forms & Performance”

Ione Souza Junior

Xamarin Summit Brasil 2017 Preview: Guia Completo“Estamos cada vez mais exigentes em relação à qualidade dos aplicativos que utilizamos. Queremos aplicativos mais rápidos, bonitos e fáceis de usar. Desta forma, a performance dos aplicativos é um requisito não funcional de suma importância. Nessa palestra vamos falar sobre performance e entender o que pode ser feito para deixar seu aplicativo digno de cinco estrelas.”

Ione Souza Junior, Mobile Developer @Unimestre, em total segredo demonstrará algo pra gente sobre performance no Xamarin Forms nos quesitos rapidez, beleza e facilidade de uso. Bom, ele não menciona uso de nenhum framework ou plugin, é esperar pra ver.

Há uma grande expectativa nesta palestra, pois há quem diz que o Ionic é mais rápido que o Xamarin Forms. Então, Ione, manda a bala e nos convença do contrário!

Saiba mais sobre Ione: linkedin | blog | github | twitter
 

Palestra #2.2

“Xamarin Tests/TestCloud”

Alexandre Chohfi

Alexandre Chohfi, Microsoft, palestrando mais uma vez neste evento e não estou surpreso, abordará novamente um tema da edição de Xamarin Summit Brasil 2016 sobre testes e TestCloud devido grande apelo e sucesso na ocasião.

Xamarin Summit Brasil 2017 Preview: Guia Completo“Testes e TDD estão cada vez mais sendo utilizados para o desenvolvimento de aplicativos, inclusive mobile. Aprenda como o Xamarin Test Cloud pode te ajudar a garantir que seu aplicativo funcione em múltiplos dispositivos móveis.”

Acredito que testar qualquer software dá muito trabalho e com esse serviço obviamente faz todo o trabalho pra gente, é ver para crer.

Xamarin TestCloud é um ambiente, pago, da microsoft para testar a aplicativos feitos em Xamarin diretamente em mais de 2000 dispositivos físicos.

 

Palestra #2.3

“Animações com Xamarin Forms, como dar vida aos seus aplicativos”

Mahmoud Ali

Mais uma vez Mahmoud Ali, Mobile Developer @Lambda3, chamado para salvar a pátria e dar vida ao aplicativo mobile de forma a não ser um simplesmente formulário estático.

Xamarin Summit Brasil 2017 Preview: Guia Completo“Animações estão presentes nos aplicativos mais bem avaliados das lojas, elas dão a sensação de fluidez e qualidade. O Xamarin.Forms tratou isso como algo importante e trouxe uma API de animações compartilhada poderosa que é capaz de gerar animações nativas nas plataformas Android, iOS e Windows Phone. Além disso, temos suporte da comunidade adicionando mais recursos às animações para que nossos aplicativos tenham uma melhor experiência de uso.”

Esse tema também foi abordado no ano passado, então Mahmoud Ali terá a responsabilidade de apresentá-la esse ano de 2017 melhor ainda. Xamarin Summit Brasil não é somente sobre palestras mas também é um encontro de desenvolvedores para trocarem contatos e conhecimento.

Saiba mais sobre Mahmoud: slideshare | blog | linkedin
 


 

Palestra #2.4

“Xamarin e Acessibilidade”

Alexandre Santos Costa

Está aí a minha maior expectativa de Xamarin Summit Brasil 2017, como o Alexandre Santos Costa, Microsoft MVP, tratará o assunto de acessibilidade no Xamarin.

Xamarin Summit Brasil 2017 Preview: Guia Completo“Além das APIs nativas o que o Xamarin tem a nos oferecer do ponto de vista do desenvolvimento das aplicações acessíveis a pessoas com deficiência?”

Criar qualquer aplicativo web ou mobile com acessibilidade acredito que seja complicado e espero que Alexandre Santos nos dê uma luz, um norte de como a gente pode resolver essa questão. Talvez mostrará alguma coisa por comando de voz usando TextToSpeach?

Vamos aguardar, com certeza será a palestra com um assunto não muito abordado pelos desenvolvedores.

Saiba mais sobre Alexandre: linkedin
 
 

Palestra #2.5

“Visual Studio Mobile Center”

Angelo Belchior

Xamarin Summit Brasil 2017 Preview: Guia Completo“Compilando, Testando, Distribuindo e Monitorando seu app de forma simples e rápida e em um único lugar. Adicione integração contínua no seu processo de desenvolvimento com apenas um clique. Teste seu app em vários devices e distribua para seus usuários de testes automaticamente.”

Em sua segunda palestra do evento Xamarin Summit Brasil 2017, Angelo abordará o Visual Studio Mobile Center, para que não conhece, basicamente é uma espécie de TFS para mobile, onde é possível automatizar desde a subida do código fonte, compilação e publicação nas stores.

Acredito que publicar um aplicativo nas stores hoje em dia é o Calcanhar de Aquiles em aplicações mobile. Há uma expectativa dessa plataforma Microsoft ser interligada ao Visual Studio Online. Vamos ver a demo do Angelo Belchior que com certeza será espetacular.
 

Mais Sobre o Evento

Eu comprei o ingresso para os dois dias do evento logo nos primeiros dias da venda, mas até a publicação desse artigo, ainda existem vagas, então corra, não perca tempo e participe dessa experiência, no maior evento de Xamarin da América Latina.

Xamarin Summit Brasil 2017 Preview: Guia Completo

Finalizando, um dos principais patrocinadores de Xamarin Summit Brasil 2017 é a Microsoft e tem como principal apoio a comunidade Monkey Nights. Você pode conferir a lista completa dos patrocinadores e apoiadores aqui.

Ah, entre nós (rsss), clique aqui e consiga 40% de desconto (até 30/04) na compra do ingresso. Basta utilizar o código MARATONA e correr pro abraço.

Nos encontraremos lá para bater um papo!
 

Sobre o Autor:
Trabalha como arquiteto de soluções e desenvolvedor, tem mais de 16 anos de experiência em desenvolvimento de software em diversas plataformas sendo mais de 14 anos somente para o mercado de seguros.
Revisado por:
Olá! Sou um entusiasta da tecnologia especialmente quando esta é usada para trazer soluções inteligentes a problemas comuns. Desenvolvedor de sistemas a 16 anos e destes os grandes desafios foram no mercado de seguros. Atuando com C#, MVC, SQL e ingressando no mercado de Xamarin.